Freedom To Operate (FTO)

O Freedom to Operate (FTO), ou em português “Relatório de Liberdade de Operação”, é uma análise minuciosa que busca evitar ou diminuir os riscos de um produto, ou processo de fabricação, infringir direitos de propriedade intelectual de terceiros, tais como patentes, marcas e desenhos industriais, o que poderia levar à busca e apreensões, indenizações e processos judiciais.

Aqui, na Cardoso Niehues Advogados, possuímos uma equipe especializada e multidisciplinar que entrega este trabalho ao cliente.

Deve ser feito de forma preventiva, em cada país de interesse, e é direcionado a empresas que, seja por desenvolvimento interno ou pesquisa de mercado, querem acrescentar um novo produto, ou processo de fabricação, em seu catálogo. É válido tanto para a indústria, quanto para o comércio. Embora comerciantes não fabriquem, podem estar revendendo produtos contaminados com alguma violação.

O fato de ter patente concedida sobre um produto não necessariamente dispensa o FTO, especialmente no caso de dependência patentária.

O relatório ainda pode revelar, ao final, eventuais possíveis patentes que o cliente pode solicitar em razão de inventos ou melhorias que tenha aplicado no produto ou processo.

Você tem dúvidas sobre Relatório de Liberdade de Operação? Então vamos conversar, entre em contato e agende uma consulta.

Bruno Cardoso Niehues

[email protected] -
@brunocardosoniehues -
@bcniehues

Advogado fundador - OAB/SC nº 48.514

Bruno é advogado fundador do escritório, especialista em Marcas, Patentes, Direito Autoral e Concorrência Desleal, formado em direito pelo Centro Educacional Leonardo da Vinci (Uniasselvi) e pós-graduado em direito processual civil pela Universidade Cândido Mendes.

Desde 2014 é membro da Associação Brasileira de Propriedade Intelectual (ABPI) e desde 2023 é membro da Associação Paulista de Propriedade Intelectual (ASPI).

Possui mais de 18 especializações, cursos e congressos na área.

Advogado em Direito Autoral - Bruno Cardoso Niehues